quinta-feira, março 16, 2006,10:28 da manhã
E tu? Já pensaste hoje?
Ora vivam, como têm passado?
Eu menos mal , obrigado.
Lá em casa tudo bem?
A familia?
Óptimo!!
Gosto em revê-los!!

Esta é, de uma forma simples, o que as pessoas a quem os pais que cumpriram com o disposto no nº 1 do artigo 1878º , do Código Civil português nomeadamente quando refere que "Compete aos pais, no interesse dos filhos... dirigir a sua educação..."a utilizada entre pessoas bem educadas, e aqui o legislador também teve no seu espírito o alcance e o recurso à ordem do trato social, para a concretização de uma disposição normativa jurídica.
Por falar em jurídica , mais uma breve introdução.

Jurisconsulto, do latim, jurisconsultus, pessoa que tem um conhecimento profundo da ciência do direito e que se pronuncia ou emite pareceres técnicos sobra a sua aplicação.

Trolha, do latim trulia, por trulla "vasilha para o vinho".
1. Operador da construção civil que assenta a argamassa nas paredes ou muros, caia, conserta telhados, servente de pedreiro.
2. Pop. Maltrapilho 3. Pop. Homem ordinário.

Isto tudo, a propósito, de mais uma vez , naquela Faculdade de Direito que vos falei há uns tempos atrás, onde existem uns juriconsultos todos inchados a bradar às quatro paredes que é a melhor do País, um de entre eles se arrogar a um lugar muito elevado na escala da dignidade humana, por comparação com um trolha.
Quem tem a responsabilidade para ensinar Direito, não devia ter um pensar tão... torto!
Isto tudo porque numa aula surreal... o dito professor exigiu que os alunos não"pensassem como trolhas, mas sim como juristas"!!!

Lá me pus a pensar, coisa que não me acontece com frequência, como bem sabem, e dei comigo a fazer esta pergunta:
"O que pensará um trolha disto???"
Fiz-me ao caminho e decidi entrevistar o primeiro trolha que se me deparasse. É o resultado dessa entrevista que partilho agora convosco.

Pau de Fósforo - Bom dia...
Trolha - ... dia!
Pau de Fósforo - Posso tirar-lhe alguns minutinhos da sua vida para lhe fazer umas perguntas?
Trolha - ... isso é pra onde??
Pau de Fósforo - É para um blog... uma espécie de jornal da internet!
Trolha - Ah! Para essas modernices.. Tá bem.. diga lá o que quer homem, mas não me demore muito, que tenho ali a massa a fazer na betuneira, e ali o pedreiro quer ir assentar tijolo, e sabe como é... um gajo tem que ganhar a vida e não pode tar aqui na balda, senão o patrão contrata logo um engenheiro da Ucrânia por metade do preço...
Pau de Fósforo- Não se preocupe... é muito rápido. Então? Gosta de ser trolha??
Trolha - Posso responder a essa pergunta com uma pergunta?
Pau de Fósforo - Pode...
Trolha - Você droga-se??
Pau de Fósforo - ???
Trolha - Atão há lá alguém que goste de ser trolha , a não ser os gajos do leste?
Pau de Fósforo - Não... claro... eu queria perguntar-lhe como é que veio parar a esta profissão?
Trolha - Bem... eu sou de uma familia de classe média, o meu pai era funcionário público, a minha mãe trabalhava num escritório, e tenho três irmãos... Como calcula o dinheiro não abundava lá em casa...
Pau de Fósforo - E está nesta profissão há quanto tempo?
Trolha - Há 17 anos!!
Pau de Fósforo - É muito tempo... Não pensa abandonar esta profissão?
Trolha - Pensar, penso... só que... 'tá dificil, sabe??
Pau de Fósforo - 'Tá dificil porquê?
Trolha - Ouça lá... Você tem que optar... ou abandona as drogas ou não faz entrevistas...
Pau de Fósforo - Adiante... Presumo que já ouviu falar de juristas...
Trolha - Já .. já!!!
Pau de Fósforo - E o que diria se algum lhe dissesse que você não tem uma grande capacidade para pensar, só pelo facto de ser trolha?
Trolha - Olhe...você é jurista não?
Pau de Fósforo - Não...não sou!
Trolha - Mas parece... Deixe cá ver... sei lá... dizia-lhe que ele devia ter razão e que é tão dificil ser jurista que o melhor era ser trolha... era uma forma elegante de o mandar à merda , mas sem que ele percebesse à primeira... sabe eu cá , às vezes sou muito directo, mas com essa malta do Direito, nunca fiando... e ainda lhe dizia mais uma para ele ficar todo baratinado..
Pau de Fósforo - Que era...?
Trolha - Olhe... vale mais ser um bêbado conhecido do que um alcoólico anónimo!!! Alcançou?
Pau de Fósforo - ... sim.. não sei... talvez!!!
Pau de Fósforo - Para terminar... nunca teve outra ambição profissional??
Trolha - Tive.. sabe.. vou contar-lhe um segredo.
Eu sou licenciado em Direito, pela melhor Faculdade de Direito do País, mas quando acabei o curso fiquei fora das vagas para leccionar naquela faculdade, porque roubei a namorada a um tipo, que era amigo do Presidente do Conselho Directivo da altura, e como vingança, ficou ele com o meu lugar e ainda lá dá aulas hoje...
Perseguiu-me toda a minha vida e só consigo arranjar trabalho como trolha... sabe como são estas coisas...
Pau de Fósforo - Sei... sei?!?! Pronto...Muito obrigado pela sua disponibilidade.
Trolha - 'pere aí... tome lá um cartãozito meu... nunca se sabe quando são precisas umas obras lá em casa não é? Ou um parecer jurídico sobre uma questão qualquer né?... Sabe.. é que... a vida reserva-nos sempre umas surpresas!!!
 
Aceso por Renato Ribeiro
Permalink ¤
Layout design by Pannasmontata - Header image copyright VladStudio